Calendário Restituição IR 2023

O imposto de renda é um dos principais impostos que deve ser pago individualmente por pessoa física, é também um imposto dos mais complexos a ser declarados, por existir uma infinidade de descontos que incide na restituição. O calendário restituição IR 2023 é uma simples tabela, que será explicada abaixo.

O Calendário Restituição IR 2023 demonstra quando os lotes do Imposto de Renda serão liberados, os pagamentos seguem em ordens específicas, porém os privilegiados (as) são os que efetuam a declaração do imposto de renda primeiro.

Calendário IRPF 2023
Calendário IRPF 2023

Os idosos e portadores de necessidades especiais recebem as restituições primeiro, dessa forma, a ordem de pagamento por restituição é respeitada. No caso de declaração retificada, essa passa ser a nova data da sua declaração.

🔗Conteúdos ⬇️

Calendário Restituição IR 2023

Geralmente os lotes de restituição do imposto de renda são pagos de junho a dezembro, uma das vantagens é que a restituição do imposto de renda 2023 pode ser depositada diretamente na conta do contribuinte, seguindo é claro um cronograma IRPF de pagamento, por isso, fique atento (a) ao calendário restituição IR 2023 a seguir:

Restituição Imposto de Renda 2023
Lote Data de Pagamento
1ª lote 16 de junho de 2023
2ª lote 17 de junho de 2023
3ª lote 15 de agosto de 2023
4ª lote 15 de setembro de 2023
5ª lote 16 de outubro de 2023
6ª lote 16 de novembro de 2023
7ª lote 15 de dezembro de 2023

Consulta Restituição IRPF

Para consultar a restituição do imposto de renda basta acessar o site oficial da Receita Federal através do portal da Receita Federal. Para consultar a restituição, siga os passos abaixo:

Consulta Restituição IRPF
Consulta Restituição IRPF
  • Clique no link “Consulta Restituições IRPF”;
  • Digite o CPF e a Data de Nascimento;
  • Escolha o período;
  • Digite o código da imagem;
  • clique em “Consultar”

Através do site da Receita Federal é possível realizar o cálculo gratuitamente, informando o seu CPF você terá acesso a todas as informações que deseja, ao declarar o imposto de renda é importante atentar-se a todas as informações prestadas para que não haja erro, pois, todos os dados informados serão checados pela a Receita Federal.

Se houver qualquer divergência de informação, a sua declaração do imposto de renda poderá cair na malha fina.

Data de Restituição

O primeiro lote da restituição do imposto de renda 2023 será pago até o dia 16 de junho, os pagamentos serão realizados de acordo com as ordens de entregas das declarações a Receita Federal.Os pagamentos serão distribuídos em 7 lotes, e a ordem da liberação será a seguinte:

  • Nos primeiros lotes, serão liberadas as restituições de aposentados e pensionistas;
  • Em seguida, serão liberadas as restituições dos demais contribuintes, na ordem de entrega das declarações.

Neste ano terão que prestar contas à Receita Federal todas as pessoas com ganhos superiores a R$28.559,70.

Quem deve declarar o Imposto de Renda
Quem deve declarar o Imposto de Renda

Os contribuintes que obtiveram rendimentos acima de R$ 40 mil reais, são classificados como isentos, tributados e não tributados com rendimento exclusivo na fonte, por isso deverão fazer a declaração do imposto de renda. As declarações do imposto de renda terão o prazo encerrado até o dia 28 de abril.

Lote de Restituição

Para consultar os lotes da restituição do imposto de renda 2023 é necessário consultar o site oficial da Receita Federal através do www.receita.fazenda.gov.br, em seguida informe o número do seu CPF e informe o ano de exercício da sua restituição.

O site da Receita Federal vai lhe retornar todas as informações necessárias, para isso basta fazer a consulta.

Atenção: As datas desse artigo tem como base o ano de 2018, assim que liberadas as datas de 2023 atualizaremos este artigo.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor